22 de julho de 2014

Catedral de Canela, RS

A belíssima catedral de Canela, Rio Grande do Sul.  Um tema e algumas variações: diferentes iluminações, horários, técnicas, lentes e câmeras.  

Primeiramente, as fotos em cores. A igreja está situada em uma bonita praça, e sua posição sem dúvida foi concebida para destacar a fachada com a luz do fim do dia (todas as fotos foram feitas por volta das 17h).

1

2

3

Fotos monocromáticas em infravermelho, enfatizando o bonito céu de Canela, com ar puro e nuvens que anunciavam a mudança de tempo (no dia seguinte fomos para Porto Alegre e choveu muito na estrada!).

4

5

6

Novamente as cores, mas desta vez criadas pela iluminação noturna que alterna luzes de diversas colorações em poucos minutos. Pessoalmente, a única que considero aceitável é a primeira, as demais me parecem apenas bizarras. Infelizmente, não é o único monumento no Brasil a sofrer com iluminação de mal-gosto (é apenas minha opinião, espero que nenhum canelense se ofenda...).

7

8

9

10

Para completar, duas do interior da igreja: uma em cores e uma infravermelho monocromática.

11

12

13 de julho de 2014

Minhocão Colorido

De vez em quando, durante uma caminhada de domingo, passo pelo elevado Costa e Silva (vulgo "Minhocão"), quase sempre com uma câmera fotográfica.   Até hoje, porém, eu nunca havia feito uma foto colorida nesse lugar.  O fato é que raramente vejo São Paulo "em cores". Para quebrar a tradição, e testar uma nova câmera e lente, voltei agora a pouco da rua com a série de fotos abaixo, todas coloridas. Exceto por essa "novidade", não há nada de especial nelas.

PS: Esta sequencia foi feita em 13/7, encerramento da Copa de 2014, o que explica as marcas do nosso nacionalismo bissexto em algumas fotos. No fim de semana anterior havia mais bandeiras, mas, após os 10 gols que feriram o orgulho pátrio no decorrer da semana, no dia 13 várias delas já haviam se recolhido.

1

 2

 3

 4

5

 6


7

 8

9


1 de julho de 2014

Reflexos no Igapó

Floresta inundada (igapó) na estação das águas, rio Tapajós, Alter do Chão, Pará, 2013.  Os reflexos confundem e divertem, ora espelhando a mata invertida nas águas lisas, ora distorcendo a visão nas ondulações suaves causadas pela canoa.

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11